QUARESMA - Tempo de jejum e abstinência - Mas, o que é isso mesmo?
1. O que significa jejuar?
Jejuar é prescindir de comida. Seu propósito é a vivência dos efeitos de não comer. Também serve como penitência e sacrifício com o propósito de nos fortalecer. Quando não comemos, ao menos por um curto período de tempo, ficamos com fome. Quando ficamos com fome, nosso sentido de consciência fica mais apurado. Se, quando comemos muito, temos a sensação de lentidão. Quando jejuamos, temos a sensação de alerta. Jejuar é um maravilhoso exercício sempre que quisermos sinceramente pedir uma graça importante a Deus. Isto não quer dizer que o nosso jejum "ganhe" a atenção de Deus, mas, pelo jejum, nós esclarecemos nossos pensamentos e sentimentos. Isto é purificação e nos prepara para rezar mais profundamente.
1.1. Quando devo jejuar?
Aos católicos, como um grupo, é pedido o jejum em apenas dois dias do ano: na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Nestes dias, o jejum significa algo muito específico e restrito. Significa que deve-se comer apenas uma refeição completa ao dia, sem nenhuma comida entre as refeições. Entende-se que duas outras refeições, se alguém come três vezes ao dia, não devemexceder uma refeição completa no mesmo dia. Poder-se-ia jejuar de um modo mais completo, comendo somente uma parte de uma única refeição ao dia. É claro, cada um é livre para jejuar sempre que ajudar nas orações e reflexão. O jejum não é recomendado para aqueles que tenham algum impedimento de saúde. Também é importante lembrar que quem jejua deve beber líquidos o bastante durante o dia.
2. O que significa abstinência?
Abstinência é não comer carne. Seu propósito é ser um ato de penitência, um ato de sacrifício, que ajuda-nos a crescer em liberdade e a fazer sacrifícios ainda maiores. É evidente, não faria sentido se sacrificar não comendo carne e, logo após, se deliciar com uma maravilhosa refeição que eu poderia apreciar ainda mais. Muitas pessoas têm dieta vegetariana, por uma variedade de razões, e nestes casos, não comer carne pode não ser algo tão relevante. Também é possível se abster de algo que não seja comida, mas eu realmente goste, nas sextas-feiras da quaresma. Deve-se notar que muitas pessoas neste mundo nãotêm condições de comer carne ou mesmo não têm acesso. Parte da nossa abstinência de carne pode ajudar a nos colocar em solidariedade com tantos irmãos e irmãs nossos pelo mundo.
2.1. Quando devo fazer abstinência?
Os católicos, como um grupo, abstêm-se de carne na quarta-feira de cinzas e nas sextas-feiras da quaresma.
3. O que você acha de "deixar algo de lado" pela quaresma?
Quando muitos de nós éramos crianças, poderíamos nos lembrar daquele doce deixado de lado pela quaresma. E parecia ser um verdadeiro sacrifício. À medida em que crescemos, freqüentemente ficou mais difícil decidir o que fazer para fazer da quaresma um período especial, para prender nossa atenção e nos preparar para sacrifícios mais profundos. O que poderia me ajudar a crescer em liberdade? Esta é pergunta a se fazer. Para alguns de nós, poderia ser, submentendo-nos a deixar de julgar os outrosa cada dia da quaresma. Para outros, poderia ser deixar de lado um mau hábito que criamos. Para outros ainda é óbvio o que parece ser a escolha mais importante para si durante a quaresma. Para muitos de nós, a melhor escolha pode não ser deixar algo de lado, mas acrescentar algo ao nosso dia-a-dia durante a quaresma. Nós podemos empenhar mais tempo para a oração. Podemos decidir fazer algum serviço ao pobre, ao menos uma vez na semana durante a quaresma. Podemos escolher aumentar nossa esmola para o pobre, talvez relacionada a algo que desistimos de fazer. Alguns podem deixar de sair para jantar uma noite na semana e doar aquela quantidade ao pobre. Quer seja jejum, abstinência ou outros atos de penitência, o mais completodesejo que devemos ter é o de utilizar estes meios para nos ajudar a crescer mais perto de Nosso Senhor e nos prepararmos para "celebrar o mistério pascal com mentes e corações renovados". (Primeiro prefácio da quaresma)
4. O que diz o Código de Direito Canônico?
Os dias e épocas de penitência para a Igreja Universal (Igreja Católica) são todas as sextas-feiras de todo o ano e o tempo da Quaresma [Cânon 1250]. Abstinência de carne ou qualquer outro alimento determinado pela Conferência Episcopal deve ser observada em todas as sextas, ao menos que uma solenidade caia na sexta [Cânon 1251]. Abstinência e jejum devem ser observados na Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa [Cânon 1252]. A lei da abstinência vincula a todos que completaram 14 anos. A lei do jejum vincula a todos que chegaram à maioridade, até o início dos 60 anos [Cânon 1252].
Referências:
CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO. [s.l]: Libreria Editrice Vaticana, 1983.Disponível em: < http://www.vatican. va/archive/ cdc/index_ po.htm >. Acessoem: 16 fev. 2010.LENTEN fasting & abstinence. [s.l.]: Clerical Whispers, 2010. Disponível em:<http://clericalwhis pers.blogspot. com/2010/ 02/what-is- it-to-do- fasting-and-abstinence. html>. Acesso em: 16 fev. 2010.
Despausa!
O blog do Maristinha tá na área após alguns meses de pausa!
aguarde que em breve teremos novas noticias!
Encontros da PJM, JOVEMAR...
um abraço Pastoral Maristinha
1º Congresso Nacional da PJM
Durante mais ou menos oito dias, do dia 22 ao dia 29 de janeiro ocorreram, em Curitiba, o Pré-Congresso da Província Brasil Centro-Sul e o Congresso Nacional da PJM. No nacional eram aproximadamente 500 pessoas, jovens de todos os maristas do Brasil :D
Nesse congresso nós cantamos MUITO, aprendemos novas coreografias, compartilhamos experiências e expectativas para o futuro da PJM e conhecemos muuuita gente. A energia daquele lugar (ficamos no colégio Santa Maria, ENORME também ^^) era uma coisa impressionante. E a música nunca parava por lá. Desde manhãzinha até a hora de dormir sempre tinha alguém tocando pandeiro, violão, bumbo...e por aí vai!
Um dos principais objetivos do congresso era unir ainda mais as unidades Maristas e mostrar as diferentes realidades que a Pastoral enfrenta. Chegava a ser estranho ver como a PJM tinha dificuldade de se instalar em alguns lugares. Aqui em Brasília, pelo menos eu acho, é bem tranqüilo. Mas em todos os lugares têm um problema que precisamos combater: a PJM precisa de mais DIVULGAÇÃO!! Precisamos mostrar pra todo mundo que a gente ta aqui e que fazemos um trabalho muito legal. Que isso tudo não é coisa de gente excluída ou que vive na igreja. Somos jovens normais ;D
Se Papai do Céu quiser vão ter muitos outros congressos, de cinco em cinco anos, e novas pessoas poderão ter a chance de vivenciar essa experiência perfeita que nós vivenciamos!
Beijos, se cuidem!
Mah =)
1º Congresso Nacional da PJM
O 1º Congresso Nacional da PJM, que ocorreu entre os dias 25 a 29 de janeiro de 2010, foi um sucesso. E Brasília estava la!!! ^^